Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











sábado, março 18, 2006

Os pesos e as medidas

Li agora uma notícia, num site queniano, que um senhor da guerra congolês vai ser julgado em Haia, acusado da morte de nove soldados das Nações Unidas.
O caso sucedeu em 2005, no nordeste do país, na região de Ituri, uma zona controlada por vários grupos rebeldes, uns apoiados pelo Uganda, outros pelo Rwanda.
O acusado chama-se Thomas Lubanga e era o chefe da União dos Patriotas Congoleses, um grupo tribal da etnia Hema que combatia a etnia Lendu. Na verdade, estes pormenores étnicos têm muito pouco interesse, porque o que estes grupos disputam, realmente, é o domínio territorial sobre uma região muito rica em ouro. Já aqui contei algumas histórias, protagonizadas por missionários portugueses que andam por aquelas paragens, e que têm testemunhado inúmeros crimes de guerra perpetrados pelos senhores da guerra congoleses.
E tenho mais histórias para contar…
Agora, só quero dizer mais uma coisa. Nunca é tarde para se começar a levar criminosos de guerra a tribunal, mas é pena que isso não tenha acontecido em inúmeros actos criminosos que vitimaram centenas de milhares de habitantes civis congoleses… como, de resto, tem sido denunciado por esses missionários portugueses.

Sem comentários:

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores