Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











sábado, outubro 28, 2006

Uma experiência inolvidável

Ontem à noite, cerca das 21 e 30, cheguei à urgência do Hospital de Santa Maria. Fizemos o check-in e sentámo-nos na sala de espera. Ao fim de dez minutos, soou o nome no altifalante do tecto. Sala de triagem. Blá blá, então ao que vem, blá blá, agora vai ser atendido por um médico, volte para a sala de espera, por favor. E as melhoras. Foram uma simpatia, as enfermeiras. Sala de espera a abarrotar. Eram os bêbados precoces da noite de 6ªfeira, os atropelados, os velhos queixosos, os neuróticos, os hipocondríacos, os envenenados, os engripados. Estávamos lá todos. Duas horas e meia depois, continuávamos lá todos. Desisti… aquilo havia de passar. Parecia até que já estava a passar.
Duas horas depois do regresso a casa, nova dor. As cólicas sucediam-se de 5 em 5 minutos. Febre, 39 graus. Voltar ao hospital… mas não ao mesmo, com o povoléu engarrafado na dita sala de espera. Escolhemos o da CUF, o das Descobertas, na Expo. Ia ser uma estreia!

Lá dentro, a madrugada ia serena. O hospital estava vazio, coisa estranha. A menina fardada na recepção pediu identificação e qualquer cartão de qualquer companhia de seguros. Como não havia, disse “Ah! É particular”. Pois que fosse.


Dez minutos depois, uma enfermeira cheirosa veio buscar a paciente que, desta vez, não necessitou de muita paciência. O médico já lá estava, o exame foi rápido. Prescreveu umas análises de sangue e urina e uma ecografia. Em menos de uma hora o laboratório já tinha com que se entreter… o médico para a ecografia é que ia demorar um pouco. Mas nada demais, pensei. Apareceu 6 horas depois. Estava noutro hospital do mesmo grupo e não tinha sido possível chegar mais rápido. E também tinha tido necessidade de almoçar. A paciente que tivesse, de novo, paciência. Depois do exame, o diagnóstico e a aplicação da poderosa medicina dos brancos. Três caixas de comprimidos durante 7 dias e tchau!, espero que volte a deitar-se nas nossas marquesas.
Só falta contar o grande final. A mão nem me tremeu quando passei o cheque de 541,47 €.



Não foi mau, para uma infecção urinária.

10 comentários:

underdog disse...

foda-se, meu...que raio de país é este?? já não somos um país, somos uma grande infecção urinária...

Paulo disse...

Quanto é que pagas em impostos? Que parte do teu ordenado vai para o estado? Metade? Um terço? Para quê?
Se o estado não funciona, o melhor é deixar de pagar impostos. Sempre sobra algum dinheiro para pagar aos privados.
Haja saúde!
Outro Paulo

Anónimo disse...

Tenho um amigo que já me tinha dito que a CUF Descobertas é pior do que o público: espera-se o mesmo e paga-se que até doi.A CUF da Infante Santo parece ser melhor, porque os que têm seguro vão todos para a outtra, mas paga-se o mesmo.

inominável disse...

Disse várias asneiras, umas maiores outras menores, mas decidi não escrever nenhuma... E logo eu, que tenho desses problemas com frequência...

E falando do Hospital de Aveiro... da última vez que lá estive foi com uma... infecção dessas... mas não esperei tanto...

É uma vergonha... e por causa de históricas como estas, se empanturram as seguradoras e sistemas de saúde paralelos (ou mesmo perpendiculares) ao público... Dá para dizer que o sistema de saúde e os seus ministros estão todos com graves infecções nas meninges, para não falar de falta de espinha dorsal...

Ida disse...

Diante disso, ainda prefiro, no que diz respeito à saúde, este Sulbúrbio. Há atendimento gratuito para qualquer emergência, os planos de saúde sempre têm um hospital de plantão por perto e têm uma cobertura bastante razoável, bem, pelo menos para coisas prosaicas como infecçoes urinárias. Mas,claro,tou a falar de grandes cidades, o interior pode ser lastimável. Só que, no caso, estamos a falar mesmo de que cidade? Lisboa? Ou tou enganada? Devo estar enganada.

para mim disse...

Não sei de que te queixas. 541,47 euros é menos do que, por exemplo, 541,50. Ou até 550 euros ou 600. Bem sei que é mais do que 541,46 euros e mais ainda do que o salário mínimo nacional, mas podia ter ficado mais caro do que o que ficou, logo pagaste menos do que terias de pagar se tivesses de pagar mais do que pagaste...

Ida disse...

Aproveitando que os comentários são moderados, faço a travessura de enviar um coment que não tem a menor intenção de se ver publicado. É q o delicioso comentário provocou um sorriso gostoso na da esquerda, no meio da papelada e na frente da tela cheia de impessoalidade do meu Compaq.

Morena disse...

Quase me fazes sentir que paguei pouco por uma microcirurgia ocular que me custou 4200 euros.
Achas muito?! Durou 1 hora e meia, mas, caramba, era uma microcirurgia ocular, reparou-me uma retina rasgada e deslocada, e vai pôr-me a ver. Se tivesse ido para a urgência do público nem me queixaria da espera, fossem 6 ou 7 horas, estaria habituada. Preocupar-me-ia vir de lá com um diagnóstico de nada, até cegar, porque isto não podia esperar. Preocupar-me-ia vir de lá com uma perna engessada de tal forma que começaria a gangrenar (aconteceu-me há uns anos!).
Mas na minha opinião devias ter ido ao SAP. Quando estou muito aflita com esse tipo de coisas pequenas: SAP. Receitam, e se é muito grave mandam para o hospital, mas já sem passar pela triagem, com uma cor mais rápida. Chamando nós o táxi, claro.
Não tens SAP em Odivelas? É que é mesmo o melhor!

mch disse...

(Não sou o MCH mas gostava. Escrevo também no Blog dele)

Carlos,

É verdade. Eu, da CUF gostava era da equipe de futebol, com o equipamento arsenalista! A última vez que lá fui, ao pé do MNE ( é onde morrem os Embaixadores) com uma intoxicação alimentar ( Sorvetes do LIDL mais um mau estômago trazido do Zaire) foram quase qutrocentos Euros mas puseram-me lá a sôro quatro horitas. Meu Deus, se for de morrer que morra de repente ou a dormir.

André Bandeira

Cristina disse...

a ilusão das privadas...

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores