Nos últimos dias tenho conversado com alguns jovens, todos com formação universitária, utilizadores de ferramentas de trabalho utilizadas nas novas tecnologias de comunicação. Sabem tudo sobre Photoshop, HTML, PHP, Java, RPG, Cobol e outros códigos, para mim indecifráveis, mas nenhum me soube dizer quem foi Sá Carneiro, nunca ouviram falar do MRPP, ver televisão não lhes interessa por aí além, não ligam às notícias. Fazem parte dos 63% de abstencionistas nas últimas eleições europeias, embora eu acredite que boa parte da abstenção não se deveu à ignorância mas, antes, à desilusão.
Talvez por isso, todos os candidatos às próximas eleições legislativas (em Setembro) e autárquicas (em Outubro) se preocuparam em marcar presença na Web. Não há partido político, do CDS ao MRPP, não há candidato (do Paulo Portas ao Garcia Pereira) que não tenha já um blogue, um site, o perfil no Twitter e no Facebook. Talvez assim a malta jovem se ligue um pouco mais à política… embora o que realmente nos interessa é que eles (os políticos) passem a ter vergonha na cara e respeitem os compromissos que assumem nas campanhas. Porque as promessas políticas são moedas cunhadas nas duas faces: há o prometer e o cumprir.