Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











quinta-feira, março 15, 2007

A Grande Muralha

A greatfirewallofchina.org é uma organização que diz reclamar liberdade de circulação e de publicação na Internet e foca a sua acção na luta contra a censura na China.
Esta organização diz-se composta por web designers, realizadores de documentários e jornalistas, unidos em torno dessa causa.
Não pedem dinheiro a ninguém. Pedem apenas, se aderirmos à causa, que ponhamos uma tarja vermelha com a frase “My site is China proof”.
Fiz o teste e, sem surpresa, o resultado foi que este blog está bloqueado pela China. Gostava de perceber melhor o que isso quer dizer. Significa que os chineses não me podem visitar? Se for isso, é mentira, porque já recebi várias visitas provenientes da China, isto a acreditar no sitemeter…
Numa das respostas às faq do greatfirewallofchina.org diz-se que “The Chinese government has a tradition of keeping its watchful eye on all media. Since the rapid growth of the World Wide Web in the 1990s they have constantly invented new ways of censorship to control the world’s most democratic medium, the Internet, as well. Not everything on the Internet, readily available elsewhere, can be accessed from within China”, pelo que me parece que, de facto, o resultado do teste afirma que o meu blog não pode ser visitado por quem tente acesso a partir da China o que, como já disse, não pode ser verdade porque já fui visitado por vários chineses. Hoje mesmo tive duas visitas, uma proveniente de Beijing às 8 da manhã e outra de Dong, Yunnan, às 22:02 hora local.
Assim, estou desconfiado das intenções destes tipos do greatfirewallofchina.org e não vou usar a tarja.

5 comentários:

Isabela Figueiredo disse...

Também recebo visitas de todo o mundo conhecido, inclusive da China. Bem me admiro!

AB disse...

hmm tb tenho recebido "visitas" da china no meu timido blog... um dia por curiosidade fiz um whois ao ip em causa e descobri q o mesmo estava referenciado na "Database of servers sending to spamtrap addresses"... onde tb se podia ler:

"Additional Information: CHINANET Hubei province network full of spammers"

por isso... acho q está explicado o boom de visitas da china..

:)

au revoir

Ricardo disse...

Viva,

Também fui fazer o teste (até porque recebo visitas da China) e, curiosamente, o meu url não está bloqueado, segundo este site.

Não sei qual é a intenção - política? - deste site mas não é novidade que a utilização da internet na China é perigosa para os seus habitantes o que, de resto, já provocou algumas detenções.

Abraço,

inominável disse...

eu cá não coloquei esses contadores no meu... e estava-me um bocadinho nas tintas e tudo, não fosse agora o meu ego, ou narcisismo como há dias descobri, dizer-me que podia ter feedbacks assim... Na China não se alguém me lê (coitados!!! santo deus!!!), mas já recebi posts de amigos de Taiwan, em espanhol :)

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Assino por baixo. tb fiz o teste e supostamente o meu blog está "bloked" apesar de receber visitas da China todos os dias. Na verdade descobri que um site chinês me linkou: aparecem para ouvir "Mon coeur s'ouvre à ta voix" do Saint-Sãens :)

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores