Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











segunda-feira, junho 22, 2009

Dúvida



Notícia da LUSA, repetida em todos os sites de órgãos de comunicação social, dá conta da descida no número de desempregados inscritos, o que acontece pela primeira vez em 10 meses.
Diz o texto que “o número de inscritos diminuiu pela primeira vez em 10 meses, 0,5 por cento, resultado de um decréscimo de 2.520 inscrições”.
Resta saber se isto significa reanimação da economia ou se é por carência de… trabalhadores ainda com emprego.
foto de Jorge Alfar

6 comentários:

Anónimo disse...

Julgo que terá a ver com o emprego sazonal, que em Portugal, país onde o turismo representa parte não despicienda da economia e da população activa, é significativo. Creio que a inversão da tendência ainda levará muito tempo a chegar.

Quint disse...

Para além do que explica o Rui, penso que a frequência de acções de formação também poderá explicar tal diminuição.
De qualquer modo, nada como esperar para ver.

Manuela Araújo disse...

Eu sei que aqui não faz nossa, maslá tem de gramar mais um prémio virtual... http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2009/06/premio-lemniscata.html

Anónimo disse...

É impressão minha ou o Director da Seg. Social veio dizer que eram já os "efeitos da retoma"? É engano meu ou o Sr pensa que isto é a República das Bananas e anda tudo distraído? Até o ministro teve o bom senso de dizer que claramente era um efeito do emprego sazonal. Ainda gostava de ver que tipo de trabalhos foram estes. Nadador-salvador, empregado de mesa, cozinheiro, trabalho inqualificado, não devo estar muito errada.

Anónimo disse...

É sim, um efeito de trabalho sazonal, com certeza imíscuido de precaridade!
Também não entendo o que significa 0,5%!
Deve também, ter a ver com a caducidade, de subsídios atribuidos e das próprias inscrições na Segurança social.
Efeitos de retoma em Portugal?!
Só quem não andar muito bem do juízo!

Manuela Araújo disse...

Eu acho que uma boa parte dos inscritos deve ter emigrado. Muitos amigos meus já o fizeram...
Assim se justifica a redução!

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores