Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











segunda-feira, abril 26, 2010

Feios, ricos e maus


As notícias são esclarecedoras. Por causa do que se passa na Grécia (o deficit, a bancarrota, o horror!), estão a subir os juros que a banca internacional exige a Portugal. Por sua vez, os gregos precisam de não sei quantos triliões a breve prazo, mas dizem que esses mesmos banqueiros exigem juros proibitivos… ou seja, os banqueiros construíram um círculo vicioso de onde os países empobrecidos jamais serão capazes de sair… Gostava de perceber o que ganham com isso esses tais banqueiros… Será para manterem coutadas de mão-de-obra barata?... Não sei... mas percebo que estamos nas mãos deles. São eles quem nos governam, realmente. Os financeiros, os grandes especuladores que movimentam orçamentos que metem o nosso OGE na cova do dente… E não há como exterminá-los.

4 comentários:

Unknown disse...

... e quando supostamente esses banqueiros estão em dificuldades, os Estados apressam-se a "fazer" dinheiro para salvá-los, alegando que a falência dos bancos seria uma catástrofe ... é de facto assustador, não faz sentido ... ou será que faz?

jawaa disse...

Eu gostava de perceber é que mundo é este,que espécie de casa europeia é esta...! Ai estás a afogar-te? Ora segura lá mais esta pedra.
Bonito serviço! - dizia-se lá na minha terra!

Anónimo disse...

Poia as intenções deles, sei eu muito bem quais são. Querem guerra! não querem que aconteça como em 1929, a crise por eles capitalistas provocada, desta vez e devido ao excesso de população/esgotamento de recursos, os quais, pilham como predadores de topo tipo Tiranossauros Rex, sem cérebro e impelidos pela ganância desmedida, os está a impelir para que uma nova Guerra Mundial ecluda no menor espaço de tempo possível e não em 10 anos. Com os recursos energéticos açambarcados e fortemente militarizados, agora há que dar uso ao armamento acumulado... 2008 o ano da crise, foi o ano em que a China, os EUA e a UE bateram records na compra de armamento! Para alguma coisa deve ser!
A finalidade dos "masters of the universe" é eliminar população seja por que método for... mas a guerra é mais rápida que as farmacêuticas... Aliás dois lobbies práticamente "anexados" e dos donos do petróleo!!
Guerra sem petróleo não dá... por isso está sempre a aumentar, para se tornar inacessível... entretanto o povo estará já depauperado.

Carlos Pires disse...

Alguns banqueiros têm de facto práticas indecentes. Mas isso significa que o capitalismo precisa de alguma regulação e não de exterminação - até porque não existe nenhuma alternativa.
Seja como for, os especuladores não são o primeiro problema (nem o segundo ou o terceiro) de países como a Grécia ou Portugal. Os principais problemas desses países, e aquilo que provocou a crise, são a falta de produtividade e os imensos gastos e desperdícios do Estado (com e sem corrupção). Os especuladores limitaram-se - tal como os abutres - a aproveitar a oportunidade proporcionada pela fraqueza da presa. Devemos combater os abutres, mas sem cair na ilusão de que são a causa do problema.

AddThis

Bookmark and Share




Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores