Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











sexta-feira, janeiro 06, 2006

Uma "renda" kosovar

Kosovo, 2001.
Tinha tomado um duche e esfregava as costas com a toalha. Entre as omoplatas tinha um furúnculo que me incomodava já há uns dias. A infecção tinha feito o furúnculo crescer e a pressão da toalha acabou por rebentá-lo. Fui ao hospital de campanha da tropa estacionada em Klina. O médico era um tipo bem disposto, com sotaque do Norte. Desinfectou a ferida, mas avisou logo que aquilo tinha de ser extraído.
No dia seguinte lá fui. Anestesia local, pinças e bisturi pelo buraco dentro, extracção do furúnculo. Ficou uma “cratera” na carne que foi fechada com linha de suturar. Uma semana depois tirei os pontos. Não ficou uma “renda” muito bonita, mas enfim… podia ter sido pior.
Aquele médico português atendia todos os que lhe batiam à porta, fossem civis ou militares, kosovars ou de qualquer outra nacionalidade. O hospital de campanha trabalhava 18 horas por dia… e, ainda, faziam atendimento ambulatório. Iam a escolas ou aldeias mais distantes de Klina. Numa escola, vi esse médico e alguns soldados-enfermeiros a lavar cabeças de miúdos, infestadas com piolhos. Era uma atitude fantástica e, só por isso, valia a pena aquela missão no âmbito da KFOR.

1 comentário:

Isabela Figueiredo disse...

O Alexandre Quintanilha, estes médicos... A sua vida é muito rica, porque encontra e conhece pessoas igualmente ricas.
Quanto ao furúnculo, não se preocupe. São muito mais interessantes umas costas marcadas, e pode sempre dizer que foi uma garra de leão, numa luta ímpar.
Tive, em tempos, na mão esquerda, sequelas de uma queimadura que fiz com óleo a ferver, estando a fritar rissóis. Parecia que uma garra a tinha rasgado, e eu costumava dizer isso, exactamente: fui atacada por um tigre esfomeado, em plena foresta. Dizia-o com um ar muito sério, e o respeito dos outros por aquilo sempre me impressionou.

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores