Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











segunda-feira, dezembro 28, 2009

Lá longe não há Natal


Não há só um novo paradigma comunicacional com o advento dos novos média mas, também, um novo paradigma informativo. Para quê máquinas de filmar ou gravadores de vídeo se temos telemóveis? Para quê jornais e televisões, se temos blogs e redes sociais na Internet? Para quê jornalistas...?
O que se está a passar no Irão e na China, onde por maior que seja a repressão as imagens dos protestos não cessam de chegar a todo o Mundo, não é só o estertor de regimes velhos e a inevitável renovação, é também uma nova maneira de comunicar e de dar notícias. Por enquanto, os velhos média ainda são utilizáveis, mas dentro de pouco tempo tudo estará mudado. Que novas formas os média irão adoptar, não sei… mas não tenho dúvidas de que a metamorfose é inevitável. Isso e a democratização dos regimes. De todos os regimes.

3 comentários:

andrea disse...

Ah pois e caros amigos, nao sei onde vai parar mas nos ultimos tempos nao tenho feito outra coisa senao pensar nisso, de momento ainda estamos a tentar exportar os velhos modelos, mas isso nao resulta, de facto nao resulta, continua a faltar a interactividade o espaço para debate multimedia, talvez seja esse o caminho nao sei.Aguardemos.
Abraços.

LA disse...

Lembro-me de o Pacheco pereira insistir que a internet não vai afectar nada o poder do povo e as democracias.
Não concordo, sempre achei que com a rapidez de informação que há agora as pessoas vão estar muito mais informadas e alertas para os problemas da vida.
Não é à toa que alguns governos fazem censura parcial ou total na internet.
Concordo contigo, não vão passar muitos anos até que todos os regimes caiam.

Dylan disse...

Espero que sim, mas teremos ainda um longo caminho a percorrer, turtuoso, e certamente manchado de sangue.

AddThis

Bookmark and Share




Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores