Ao terceiro dia alugámos um carro e partimos rumo ao norte, pela costa. Não nos interessava nada voltar para de onde tínhamos vindo, mas queria muito ir até Malindi.
Queria ver, e vi, o padrão que Vasco da Gama ali deixou, em pleno areal. Lá está, enfim, pelo menos a parte superior do padrão é a original. O pedestal já tem cimento do século XX e pichagens modernaças também.
Além do padrão, em Malindi existe outro local arqueológico que nos diz respeito: a igreja de São Francisco de Xavier. Em boa verdade, uma palhota, embora com paredes de pedra, claro. Foi a primeira igreja erguida na costa oriental de África. Achei muito curioso o pequeno cemitério existente ao lado da pequena igreja. Sou um sentimentalão, como já repararam…

2 comentários:
Porque Dom Carlos seria um conquistador... talvez mais de sentimentos que de territórios?
como é óbvio depois de mombaça tb rumei a Melinde.... Os dias foram compridos, o corpo foi cumprido e a alma distendida... nunca me vou esquecer. Confesso que tb me emocionei com a pequena igreja e com os filetes de peixe papagaio do café baobab...
curiosamente ali perto em watamu encontrei a ilha do amor!!! ou isola del amore... assim chamada por causa das turistas italianas que para ali fugiam na maré baixa em busca do recato para despirem o bikini... Camões tb teria ficado por lá
Enviar um comentário