Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











segunda-feira, novembro 02, 2009

A, B, C, D, E...


Um filho com febre e dores de cabeça, as notícias assustadoras, passar a noite a telefonar para a Saúde 24, seguir as instruções, conselhos, avisos, ordens das autoridades, dos serviços competentes, de quem tem obrigação de saber, ir de manhã ao centro de saúde e ter de esperar que abra… só às 10 da manhã. Na porta, uma fila de gente doente, gemente, em pé, sentados no chão, encostados ao muro, tristonhos. Uma porta especial para suspeitas de gripe A, o segurança estúpido e assustado pergunta “quem tem gripe A?”, quem tem, oh idiota? Para saber isso é que ali estávamos… Entrámos finalmente, mascararam-nos, a triagem ainda, o médico depois… já não se fazem análises, só em casos muito graves, seja lá o que isso queira dizer. Voltamos para casa sem saber a letra da gripe, mas que se lixe.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente Carlos, esse texto está um espectáculo!
Tudo ao molho e fé em Deus!
Como vê a ministra deixou de falar ao público... É que houve uma reunião no dia 26 e 27 de Outubro, em Londres, com os ministros da saúde europeus, segundo, Paulo Kuteev Moreira, que seria para explicar a essas entidades, que este vírus não passa do H1N1, como já se sabe. Aliás Paulo Kuteev, disse no início do mês, que seria muito difícil lidar com os países alarmistas, o caso do nosso. Difícil porque querem exactamente, lançar notícias alarmistas... para o negócio das farmacêuticas, para imposição do medo e sabe-se lá que mais...
Como disse a subsecretária da saúde- a vacina é segura mas ainda está em testes.
Parem com essa palhaçada, que este surto de gripe é a gripe sazonal!...
Mas não... há que prolongar!... agora os Media só falam do surto aqui no Alto Minho.Todos os dias uma novidade avassaladora! UIII que medo! Depois do maior perito no que respeita à gripe, Paulo Kuteev ter dito que já tinham feito um balanço no Hemisfério Sul, pois passou o pico epidémico e os danos causados foram os mesmos que a sazonal... porque não passa disso.
Mas como diz Paulo Kuteev, tinha de sintetizar toda a informação científica e passar a informação aos assessores de imprensa dos ministros. - Nunca tive tarefa tão árdua na vida, queriam a toda a força que fosse AH1N1, mas eu não sei porque a designaram assim...

Luísa Lorena disse...

Muito bom!

pena que tantos passem por tudo isto... eu não vacino a minha filha de 14 anos. há dias por questões de sáude, enquanto me " tratavam da saúde ", aproveitei e falei com especialistas que só lidam com " suspeitos" de gripe A. A senhora enfermeira em questão, disse-me; gripe A quando tem 40 de febre toma o antipiréctico e passado duas horas, está novamente com 40 de febre.........depois falou-me da Suécia..não vou vacinar a minha filha! ponto.

Luísa Lorena disse...

muito bom, o texto, claro!

Motim disse...

Aconselho todas as pessoas a informarem-se antes de aceitarem qualquer vacina! Os médicos recomendam a vacina contra a gripe A mas a maior parte recusa ser inoculado por considerá-la insegura.

Permita-me que coloque este link, com várias informações que passam despercebidas nos media:
http://www.escudo.tv/tag/gripe-a/

ecila disse...

Ainda hoje o meu pai me perguntou se havia muita gripe A na Alemanha, e eu respondi, nao faco a minima ideia, nao falamos disso. Sério que nao sei. Ele ficou muito espantado, é que aqui há muito, disse...eu fiquei calada...ele repensa, bem, diz, se calhar nao há muito, fala-se é muito. É mesmo isso, fala-se é muito da mesma coisa até à exastao. Até criar medo a rocar o pânico e todos sabemos quao fáceis os seres vivos sao de controlar sob o medo. É também um excelente método de lavagem cerebral, enquanto andam entretidos com a gripe A, o Saramago, a Maitê, e sei lá mais que porcarias, menos se focam naquilo que realmente se deviam focar, menos chateiam, menos pensam. Às vezes penso que as coisas estao a chegar a um ponto critico em termos de sanidade mental.

As melhoras rápidas para o seu filho :-)

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores