Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











quinta-feira, agosto 03, 2006

Congo, Rio Uele. O que dirão os crocodilos...

É um rio com muito peixe. Muitos peixinhos pequenos e um muito grande, o peixe-tigre, com dentes de sabre e três metros de comprido da boca à barbatana caudal.Muzungo só gostava de apanhar peixe-tigre. Depois de morto, o bicho, por vezes maior que a canoa de Muzungo, tinha de ser rebocado para a aldeia, onde era aberto e limpo para poder secar ao sol. Chamam-lhe “cabalao”, quando está seco…O rio também tem crocodilos, que também comem peixe. Crocodilos e homens disputam o mesmo prato e é por isso, acho eu, que não se dão bem. Dizem os homens que o crocodilo é uma reincarnação de um espírito maligno. Não sei o que dirão os crocodilos…Os homens vão para o rio de manhã cedo, ainda quando tudo está escondido pelo nevoeiro. Um nevoeiro espesso, branco, que parece fumo a sair da água. A essa hora, os crocodilos dormem.

4 comentários:

Isabela Figueiredo disse...

Carlos, estas imagens são tão belas, tão mágicas...

Se os crocodilos pensassem, haveriam de nos caçar e fazer connosco malas e sapatos. Ou talvez não. Talvez pensassem mesmo. Porque a nós não nos serve de grande coisa pensar.

125_azul disse...

O teu lado poético é lindo! Beijinho

SA disse...

Que bonito.

Maria Romeiras disse...

Fabulosas, as imagens e as palavras, se é que as podemos categorizar assim. A evocação das lendas, o questionar e, sim, a magia de quem conhece lugares para além do mundo, escondidos debaixo da lua como nós, desconhecidos a procurar, se caminharmos o suficiente...

AddThis

Bookmark and Share




Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores