O fotógrafo português Edgar Martins viu um trabalho seu ser retirado do site do New York Times, porque em pelo menos uma fotografia a imagem foi manipulada digitalmente. Edgar Martins terá utilizado Photoshop para realçar o efeito que pretendia quando fez a fotografia.
O fotógrafo diz que não é um mero intermediário e que, por isso, não se limita a retratar a realidade. Ele quis provocar um determinado efeito, quis comentar a coisa, dar uma opinião.
A discussão que se levantou é se o que ele fez é legitimo, do ponto de vista jornalístico, que era o que o New York Times pretendia ao encomendar o trabalho ao fotógrafo.
Mas quando a discussão chega a este ponto, não se pode restringir ao trabalho de recolha de imagens dos repórteres fotográficos ou de televisão. Quando um jornalista escreve um texto, as palavras que escolhe influenciam a visão que o leitor vai ter sobre o assunto. Dois jornalistas jamais farão a mesma reportagem sobre o mesmo assunto. A subjectividade é total, mesmo se os dogmas da profissão falam em isenção, equidistância e outras coisas impossíveis de alcançar.
O fotógrafo diz que não é um mero intermediário e que, por isso, não se limita a retratar a realidade. Ele quis provocar um determinado efeito, quis comentar a coisa, dar uma opinião.
A discussão que se levantou é se o que ele fez é legitimo, do ponto de vista jornalístico, que era o que o New York Times pretendia ao encomendar o trabalho ao fotógrafo.
Mas quando a discussão chega a este ponto, não se pode restringir ao trabalho de recolha de imagens dos repórteres fotográficos ou de televisão. Quando um jornalista escreve um texto, as palavras que escolhe influenciam a visão que o leitor vai ter sobre o assunto. Dois jornalistas jamais farão a mesma reportagem sobre o mesmo assunto. A subjectividade é total, mesmo se os dogmas da profissão falam em isenção, equidistância e outras coisas impossíveis de alcançar.
foto de Edgar Martins
4 comentários:
A questão, se me permites, é que o NYT publicou o trabalho com a menção de se tratarem de «imagens de longa exposição e sem manipulação digital».
Depois de descoberta a "fraude" o recuo era inevitável.. É certo que nem sempre é assim... há outros portugueses que plagiam textos do New Yorker ou peças de teatro que encenam na Casa do Artista e continuam as suas carreiras.
Depois há uns chatos como eu que têm memória mas que, providencialmente, estão afastados do jornalismo...
A questão, se me permites, é que o NYT publicou o trabalho com a menção de se tratarem de «imagens de longa exposição e sem manipulação digital».
Depois de descoberta a "fraude" o recuo era inevitável.. É certo que nem sempre é assim... há outros portugueses que plagiam textos do New Yorker ou peças de teatro que encenam na Casa do Artista e continuam as suas carreiras.
Depois há uns chatos como eu que têm memória mas que, providencialmente, estão afastados do jornalismo...
Polémicas à parte a foto é fabulosa.
Fabuloso, são dois comentários iguais no espaço de 1 minuto!!!
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