Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











sexta-feira, abril 13, 2007

As fontes da manipulação

Para os mais distraídos ou distantes destas coisas, vou aqui demonstrar como o poder político manipula jornalistas. E não é preciso fazer grande esforço.
No passado dia 6, o Diário de Notícias, entre outros jornais, publicava a notícia (sustentada por uma fonte da presidência) de que o Presidente da República, preocupado com as consequências da polémica em torno da licenciatura do Primeiro-Ministro, tinha reunido “discretamente com os seus colaboradores mais próximos para preparar eventuais ondas de choque do caso Universidade Independente”. Leiam aqui.
Horas depois, vários órgãos de comunicação social citavam uma notícia da Lusa, onde se negava que tal reunião se tivesse realizado, segundo “fonte da Presidência da República”, que desmentiu «categoricamente o teor da notícia de hoje publicada pelo Diário de Noticias». Leiam aqui.
Ou seja, duas fontes do mesmo fontanário deram informações díspares. Isto é, a mensagem de Cavaco passou, sem que ele tivesse tido necessidade de abrir a boca. O destinatário recebeu e entendeu o alcance da coisa. E daí a entrevista do Primeiro-Ministro à RTP.
Isto é política pura, meus amigos. E não vi nenhum jornalista a denunciar a “fonte” que os levou a fazer este papelão.

7 comentários:

Unknown disse...

É impressão minha ou a frase chave é a última?

Sonhador disse...

A política está a entrar numa fase em que a mesma não sai dignificada, nem os seus intérpretes. Afinal está a perder-se um precioso tempo com fait divers, para enganar quem? Está mais que provado que quem está no poder é que tem sempre razão. Mais vale uma mentira dita por um político no activo, do que mil verdades ditas, por um qualquer cidadão anónimo. Quem tem o poder consegue manipular tudo e todos à sua volta, e o primeiro-ministro mesmo sem os estudos que dizem não ter, consegue dar lições aos maiores catedráticos da comunicação. A sua postura a enfrentar as câmaras de televisão, mostra como consegue passar a mensagem, é de um autêntico profissional. Era bom que a oposição, tentasse outras formas de combater o adversário, porque assim não conseguem chegar a lado nenhum. E o cidadão José Sócrates sabe aproveitar todas as ocasiões com mestria, quando tem que enfrentar as Câmaras. É tudo isso que deixa o adversários à beira dum ataque de nervos e sem solução à vista, Porque todos sabem que quanto mais vai sedimentando o seu carácter, e prestígio mais difícil vai ser derrotá-lo nas urnas, por isso na secretária está provado que também não vai ser fácil. Depois desta crise outras se seguirão, mas todas vão ser ultrapassadas com mestria e o mesmo à-vontade com que o tem demonstrado até agora.

MAH-TRETAS disse...

Ao Sr Sonhador.

Concordo totalmente com suas palavras,mas...........como vai ser possivel continuar a acreditar neste país adiado.? com casos quase diários, é na politica é no futebol, e nas camaras é nos ministérios ,etc .etc.começa a ser ífícil acreditar no que quer que seja.

Luis Eme disse...

Esta "manipulação" é muita vezes servida como "contra-informação", como interessa aos mensageiros. E como o Carlos diz, muito bem, chega aos destinatários de uma forma mais rápida que qualquer telegrama, cada vez mais em desuso.

Eles podem não perceber nada de como se governa bem um país, mas são peritos nestes jogos de intrigas, cá e lá.

A. A. Barroso disse...

O pirata foi despedido? Não!!!!! Ele anda por aí, com ar sonhador...Isto é engraçado.
NÃO SOU ANÓNOMO

Anónimo disse...

Independentemente do alcance e objectivos, isto é sem fazer apreciações ao facto em si, penso que o Carlos Narciso, com aexperiencia que tem, não deveria estranhar, pois como todos programa da SIC, e deve aí ter recebido informações, pressões, etc, para que lhe cause estranheza este tipo de factos. Eu entendo estas suas mensagens mais como uma pequena vingança sobre o partido que o "despediu", segundo as suas palavras. Não entenda com esta minha posição que eu esteja do lado dos "maus", pois não é verdade, apenas me parece hipocrisia.

inominável disse...

manipulação aqui, ali, acolá e em toda a parte... e funciona muito bem, a acreditar no livro "A formação da Mentalidade Submissa" de V. Romano, que ando a ler, graças à Deriva...

.. e já agora o Popper e tantos outros...

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores