Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











sábado, agosto 15, 2009

Woodstock, o Adelino e a ditadura


Woodstock foi há 40 anos. Meio milhão de pessoas juntaram-se num descampado, perto de uma aldeia chamada Woodstock, nos EUA, e realizaram um festival de música que marcou uma geração na parte Ocidental do Mundo.
Por esses dias, aqui, um amigo da escola foi detido pela polícia, em plena via pública, por ir vestido de forma indecente e usar o cabelo comprido. O Adelino (que será feito dele…) estava longe de ser um revolucionário, filho de pais abastados, protestantes, esse meu amigo de infância era realmente um tipo pacato. Mas não era um carneiro e, naquele dia, decidiu vestir umas calças à boca de sino, uma camisa florida, um colete de cabedal com franjinhas… mais do que suficiente para ir parar à esquadra.
Vivíamos tempos estranhos, naquela época. A repressão política tinha um lado moralista serôdio, pudibundo, profundamente estúpido, que pretendia que agíssemos como uma porção de gado lanígero. Quem se tresmalhava, ia de cana. Foi o que aconteceu ao Adelino.

7 comentários:

andrea disse...

Carlos, para mim como sabes o antes do 25 foi passado na sua maioria em Angola ou em Portugal em colegios internos portanto...
Agora nao se riam, a manha do 25 foi assistida por mim e pelo meu pai sentados na esplanada da Suiça , a tomar o pequeno almoço e a espreitar o confronto de forças entre um destacamento da GNR e alguns militares apoiados por uma Chaimite.
Os militares estavam junto de uma das fontes e os gnr a esquina da rua do coliseu.
O povo passava alvoraçado mas tranquilo entre os dois "beligerantes" impavidos e com ar vagamente entediado, mas apesar de tudo havia no ar uma electricidade vagamente perigosa o que para nos, os africanos, era extremamente interessante.
Ao fim de algum tempo e como nao se passava nada, nem um tiro nem um traque, resolvemos pagar e ir embora.
Soubemos depois que no Largo do Carmo um "desperado" da Pide tinha dado uns tiros para os pombos, que se saiba nao acertou em nenhum.
Claro que havia e ha alguns que levaram e levam a coisa a sério mas a maioria nem percebeu realmente o que se estava a passar.
Ainda hoje nao perceberam e acho que nunca o irao fazer.Os mais novos de hoje tem dificuldade em dizer os nomes dos envolvidos de entao, nasceram depois e hoje estao com 35 anos.Pura e simplesmente nao sabem nem se interessam em saber.Sabem que é feriado e ponto.
Para estes a democraccia é um conceito que nao sao capazes de explicar, é pior que astrofisica ou teoria dos grandes numeros.
Mas acho que é assim mesmo que se passa um pouco pelo mundo, uns tentam esquecer outros nem se querem lembrar e a maioria esta nas tintas e so se preocupa em ir vivendo o melhor que sabe e pode.
E a culpa é toda nossa que nos comprometemos com esta maneira de estar e de ver o mundo.
A revoluçao dos cravos falhou.
A boa maneira portuguesa nao passou de um traque que o vento do tempo se vai encarregando de dissipar.
Hoje estou assim, deve ser do calor.
Abraços.

Anónimo disse...

Bom dia Carlos. :)
Que texto tão profundo!...
Esse texto tão simples e transparente, não sei como, transporta-me para uma metáfora, bem mais dos nossos dias.

O MATRIX.

Para quem viu a trilogia, aqui vai a minha interpretação:

As MÁQUINAS - o SISTEMA CAPITALISTA

O Comprimido Azul - Aqueles que preferem a mentira e a alienação, para conseguirem ter uma vida fácil, onde impera o bem estar e a rotina.

O Comprimido Vermelho - Aqueles que preferem a verdade acima de tudo, considerados os rebeldes.

ZION - o submundo, dos tresmalhados do rebanho

MORFEUS - CEPTICISMO, Os cépticos e os sábios.
2º Nietsche, só se consegue alcançar a sabedoria, pondo tudo em causa , portanto, não acreditar em tudo que nos é impingido.

ORÁCULO - A Fé

TRINITY e NEO - Os não cépticos, com a fé em potência. Fé na sua própria força, capaz de mudar o rumo das coisas. Capazes de acreditar!... seguindo a orientação dos sábios, eles próprios desprovidos de Fé. Resgatados ao SISTEMA,por serem pessoas comuns. E já agora, por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher!

Mr. Smith - O MAL capaz de afectar o SISTEMA. Ainda não consegui decifrar se Mr. Smith, representa a força esmagadora de um novo SISTEMA, a China e outras potências, o Fundamentalismo Islâmico,( Guerra Santa) ou se ambas as coisas.

De qualquer forma, sei que temos um NEO em Portugal, sei que está a fazer tudo, pelo bem dos outros e que tem uma Fé avassaladora no BEM.
Está pràticamente por sua conta.


Recuso-me a tomar o comprimido azul! Sou portanto uma ovelha tresmalhada ou negra, como o Adelino... Ou seja noutro contexto e passados 40 anos, continua tudo na mesma: a subjugação do indivíduo ao poder. Agora é um MAL global, mas em Portugal, o modelo é GRITANTE.
País de Cordeiros, Governo de Lobos. Pouco mudou desde o 25 de Abril e aqui está a Prova, no endereço abaixo.

Obrigada MORPHEUS, por me ter deixado dar a minha opinião. Tenha um bom domingo. :)

http://ofimdademocracia.blogspot.com/

Anónimo disse...

Ó ANDREA... :)

Isso é que foi um "tiro" em cheio!

Estou a ver que o calor, embora desconfortável, lhe faz ver tudo imensamente verdadeiro e límpido. :)

Por aqui finalmente, corre uma brisa fresca, portanto se está de férias é dar um pulinho, num low cost, ao país dos cordeirinhos e não se preocupe que ainda há excepções. poucas, mas há e se quiser passar em Braga a nossa casa é toda sua. :))

Abraço da fada malfadada aqui por estas bandas... :))

mfc disse...

Como o tempo passa!

andrea disse...

Cara Fadinha.
Por aqui "alert caniculle ORANGE", mas estes também sao uns mariquinhas que a partir dos 35 graus ja andam que nem doidos.
Mas 38 em Lyon... é obra.Estimo que o meu mau feitio va continuar de graus am popa.
Abraços.

Anónimo disse...

Querem ver que o Andrea, aceitou o convite, e vai aparecer de surpresa?!

:))

Anónimo disse...

Olá Andrea

Aqui estve em alerta laranja, mas já está "fresco" 32 graus...
E pensava eu que vinha a caminho, para visitar o pessoal!... :))

Desejo que isso melhore por aí.

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores