Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











quinta-feira, março 08, 2007

O que se aprende na escola?


Hoje, estive num colóquio onde ouvi o pintor Eduardo Batarda (que é professor nas Belas Artes) dizer que, em Portugal, “a Universidade anda a enganar as pessoas”. E não se referia à Independente.

6 comentários:

Miguel disse...

Se só agora se descobriu essa grande verdade, é provavelmente uma das explicações para o estado em que o País se encontra. Nos bancos das Universidades há muita teoría, mas prática não há nenhuma. Quando se quer um emprego exige-se 5 anos de experiência....
Enquanto não se investir a sério na formação dos alunos e dos quadros, Portugal nunca poderá avançar. Temo que brevemente a Roménia e a Bulgária nos passem à frente, basta olhar para o que se passa na República Checa e na Eslováquia.

-pirata-vermelho- disse...

Não podendo referir-se a todas as universidades por igual, ele terá razão naquilo que é estrutural; em outros casos, muitos! a verdade será literal.
Mesmos sem falar dessa que você diz.

-pirata-vermelho- disse...

(Se permite, Carlos...)
Só agora, miguel!? Talvez um 'só-agora' com dez anos, aproximadamente...

Isabela disse...

Muitas universidades enganam, mas também são enganadas com a matéria-prima que lhes chega. Muitas pessoas que conseguem acabar uma licenciatura, comigo, nunca passariam do primeiro ano. É a vida!

inominável disse...

porque é que só culpabilizou as universidades? porque não foi mais para baixo e mais para cima, até chegar aos ministérios responsáveis pela educação?

isabel victor disse...

Descobriram AGORA ?! Interessante ...

A máquina é pesada e alimenta muitas engrenagens mas também temos que reconhecer que há belíssimas práticas em Universidades Portuguesas que não são conhecidas ! Que são óptimos exemplos de Qualidade e Excelência ! O problema é não haver avaliação e medição relativa de resultados. Põe-se tudo no mesmo saco, depois um dia acordam e vai tudo raso ! Deitam tudo fora - despejam de uma só rajada, a banheira, a água do banho e o bébé. Isto é ridículo e suscita-me desconfiança. Normalmente, serve para suportar discursos da moda. Se querem resultados fiáveis invistam seriamente na Qualidade e na avaliação como se faz Há décadas nos países desenvolvidos !!!!!!!!!!!!!!!!!

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores