Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











domingo, julho 30, 2006

Congo. Em quem votará Fido?

Pela 2ª vez na História do país, hoje há eleições no Congo.
Em quem irão votar Fido e os outros miúdos que montavam guarda à porta da sede do MLC, há 5 anos atrás. Hoje, já são maiores de idade… poderão votar, se se tiverem recenseado. Fido é o que está em pé, na foto.Cresceram analfabetos, mas num ápice conseguem desmontar e montar uma kalashnikov. São fiéis à tribo e aos seus homens importantes. Um deles até é candidato.
Será que vão votar nele ou, eventualmente, terão algum outro critério para a escolha? Ao todo, há 33 candidatos presidenciais e 9.500 candidatos a deputados… os boletins de voto têm 8 páginas. A maioria dos 25 milhões de eleitores é analfabeta e vê o Mundo à dimensão da tribo… o que se poderá esperar destas eleições, senão um imenso logro e uma tremenda confusão?

4 comentários:

verosimil-utopia disse...

Pois é.

Na Europa o povo já tem mais que a 4ª classe, já leu pelo menos um livro na vida, tem programas na televisão que lhe podem alargar horizontes. E mesmo assim, o povo é enganado.

Coitados então destes amigos que estão a votar sem sonharem que a maioria da riqueza que se produzir será, a priori, imediatamente canalizada para a mordomia de alguns poucos senhores que conseguiram o poleiro.

Temos muito que aprender, realmente.

Saudações cordiais,
Tiago Paulos Veiga

JotaCê Carranca disse...

Passei por aqui. Gostei. Voltarei

Isabela disse...

Ridículo. Assim não dá!

Barão da Tróia II disse...

Que torpe embuste! Maquiavél se voltasse hoje ao Mundo sentir-se-ia, um pobre diabo, tal é a quantidade e qualidade das galfarrices que por ora se fazem. Bom post e boa semana.

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores