Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











terça-feira, setembro 08, 2009

Recados

As notícias já não são o que eram e, hoje, torna-se difícil confiar abertamente naquilo que lemos nos jornais ou ouvimos nas rádios e tv’s…

Hoje, por exemplo, li uma notícia que “cheira a recado” à distância… Depois de dar conta da pretensão de Manuela Moura Guedes em ser ouvida na ERC, por causa do conflito que a opõe à administração da TVI, o escriba escreve que “as negociações entre a Prisa (dona da TVI) e a Ongoing parecem correr pelo melhor” … Parecem? A quem?
Escrito assim, parece-me a mim que o recado tem um destinatário: o dono da SIC. O remetente será o dono da Ongoing. O segundo quer comprar a televisão do primeiro, a que está ligado por laços familiares e vinte e tal por cento de acções… mas como o padrinho não quer vender (talvez, afinal, se trate apenas de uma questão de preço…), o afilhado ameaça comprar a empresa rival. Assim, talvez consiga vergar a teimosia do velho.
Talvez não seja nada disto que estou para aqui a dizer e, de facto, a Ongoing queira mesmo comprar a TVI para dar cabo da SIC. Se for assim, a Prisa vai acabar por vender a quem lhe roubou o director-geral que, no âmbito do actual conflito interno, já disse cobras e lagartos dos administradores com quem conviveu durante 11 anos. Além disso, se a Ongoing comprar mesmo a TVI, esse mesmo director-geral acaba por regressar às origens e passará a ser o primeiro português a quem pagaram 3 milhões de € para ir de férias.
Entretanto, outros jornais e alguns partidos políticos alimentam a novela da suspensão do Jornal Nacional de 6ªfeira, teimando em criar um facto político onde só existe uma decisão administrativa, quer queiram, quer não...

10 comentários:

Anónimo disse...

O Carlos nem imagina, o pavor que as pessoas já têm, desses monstros que falou... mas a teimosia de virar a atenção para os políticos é já artifício antigo e por muito que eu ache intrigante funciona sempre...é falta da informação de que eles próprios nos privam...
Obrigada por nos ter dado, essa informação límpida e verdadeira.
Lobbie poderosíssimo em acção, os manipuladores das massas.

mfc disse...

Maquiavel era um aprendiz de feiticeiro...

Maria Josefa Paias disse...

Essa situação de o Moniz voltar à TVI, não como director-geral mas como um dos administradores da Ongoing, provável detentora da TVI no futuro, já me tinha passado também pela cabeça logo que ele se transferiu. No entanto pensei que fosse mais uma das minhas intuições.
Cumprimentos.

Teresa Santos disse...

Caro Carlos,

É de blogues como este, que nos esclarecem de forma desassombrada, que necessitamos.
Por isso, e para eventualidade (?!) de alguém andar distraído e não o conhecer, atribui-lhe o prémio "Este blog é viciante", que está postado no meu blog.

Abraço.

Teresa Santos disse...

Caro Carlos,

Para aqueles que eventualmente andem distraídos, e dada a importância do seu blogue, atribuí-lhe o prémio "Este blog é viciante".
Quantos mais seguidores (ou, apenas visitantes) melhor. É necessário haver alguém que diga a verdade,sem peias, sem mentiras.
Pela minha parte OBRIGADA.

Motim disse...

Ainda lêem a imprensa corporativa que se auto-censura?
Porque não dão uma vista de olhos neste novo projecto português de informação alternativa?
www.ESCUDO.tv

Helena Sacadura Cabral disse...

Análise correcta caro Carlos. Dou outra acha para a fogueira. A Ongoing comprar a Sic e a Tvi e fundi-las. Impossível? Não sei.
Julgo que ao José Eduardo dos Santos, o negócio da Impresa também agrada.
Em que ficamos? Em duas fusões? Em dois sócios para as mesmas empresas?
Só o Louçã pode dizer o que vai acontecer...:))

dedo politico disse...

E pensar que hoje ouvi... "Sacana do Sócrates! Tirou o 'ganha-pão' à coitadinha da Manuela Moura Guedes"

Por breves segundos (confesso) passou-me pela cabeça, que a dita senhora, acabaria a passar fome!

Há um oo7 (O amanhã nunca morre)fantástico e preocupante, que poderá retratar muito bem todo este caso da TVI/Governo...

"Elliot Carver, um magnata dos mídia líder do Carver Media Group Network (CMGN), quer usar o descodificador adquirido por Gupta para provocar uma guerra entre a China e o Reino Unido. Como o atual governo chinês não quer deixar a CMGN ter direitos exclusivos de exibição no país, Carver quer substituí-los por políticos mais favoráveis."

PQ disse...

O PSD vai vencer as eleições. O país vai mudar rapidamente, o PIB vai subir, o rendimento per capita vai aproximar-se da media europeia, o investimento estrangeiro vai disparar, o sistema de ensino português vai liderar internacionalmente, não mais as cliques partidárias ocuparão o aparelho de estado, acabarão as fugas do segredo de justiça e os jornalistas esquecerão as suas posições ideológicas e procurarão exclusivamente a verdade.

E nós, felizes, estaremos cá para ver.

andrea disse...

volta rangel que estas perdoado.

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores