Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











terça-feira, setembro 01, 2009

Mil camelos e 4 F-16


Khadafi dá a festa e poucos recusaram o convite. O petróleo e o gás da Líbia são mais do que suficientes para que o Mundo lhe perdoe todos os pecados, antigos e recentes. Pouco importa se a ditadura oprime, desde que continuemos a acender o fogão com o gás líbio e a acelerar nas auto-estradas com o depósito cheio.
Durante décadas, o Ocidente tentou derrubá-lo sem o conseguir. Os americanos bombardearam-no várias vezes, sacrificaram-lhe filhos, mas ele sempre sobreviveu. Teve sorte e um bom serviço de informações…
Na festa, que começa hoje e vai durar seis dias, Chefes de Estado e dignitários prestarão uma espécie de homenagem a um sobrevivente político. Hoje, Khadafi exerce uma grande influência num bom número de países islâmicos, nomeadamente em África, onde a Líbia sustenta regimes e paga a expansão do islamismo. Veja-se o que se passa na Guiné-Bissau, por exemplo.
Portugal é representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Nada contra, todos precisamos do petróleo. Mas, dizem-me, Portugal não se limita a assistir ao desfile dos mil camelos de Khadafi, também participa nele… com quatro F-16 que sobrevoarão os céus de Tripoli. E, isto, se for verdade, é que me parece excessivo e despropositado. Levar quatro aviões de guerra, mais a parafernália de apoio que uma deslocação dessas obriga (mecânicos, sobressalentes, pilotos, aviões de apoio) parece-me “demasiada alegria” pelos 40 anos de ditadura do Coronel.

6 comentários:

Anónimo disse...

Carlos olá!

Tem por aí cianeto?! É que quando souber o resultado das eleições e até que ponto, este país é um país de CAMELOS, vai dar cá um jeitaço.
Ou suicídio por suicídio, melhor será minar aí em baixo as Instituições?!
A primeira é mais fácil, a segunda mais produtiva... acho que escolho a segunda! :))
É assim mesmo! informar o pessoal do que andam a fazer O Ali Bábá e os 40 ladrões... FÓÓÓÓNIXXXXX
Isto vai de bom a melhor! E as carrraças tooooodas penduradas nos CAMELOS! ehehehehehehehehehe
TÁ BONITO!

andrea disse...

a nao ser que os avioes estejam para venda e aquilo seja assim a modos como mostrar a mercadoria ao fregues que pelo menos ve as coisas a voar, agora nao sei é se nao voam baixinho, que o gas ta caro e o petroleo também.
abraços.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Bom ! a verdade é que não me sinto admirado com a notícia.
Basta recuarmos uns aninhos e recordarmos as "piquenas" comitivas que o Dr. Mário Soares levava consigo sempre que se deslocava ao estrangeiro.
Não seriam 4 F-16, mas pelo menos um 747 cheio de "gosmas" era certinho.
Diria mesmo que esbanjar dinheiro em passeatas é uma idiossincrasia do PS.

Manuela Araújo disse...

Dizem que são "obrigações" da política e do "relacionamento" entre países, mas prestar "tributo", participar em "festas" de ditadores e de exploradores sem vergonha que mantém povos inteiros oprimidos e famintos enquanto os exploram, não não me convencem.

Haja moralidade na política!

Anónimo disse...

No que toca aos senhores do mundo, nem há lugar para moralidades e estão sempre acima da lei. Agora os gabirus que os apoiam e daí tiram partido, serem eleitos, consecutivamente durante 35 anos, demonstra que o Portugalzinho do desenrasque, gosta mesmo de ser camelo!...
E siga pra bingo em Setembro, quer apostar? eu sei que não...

Anónimo disse...

Espero ao menos que os aviões tenham abastecido lá.

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores