Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











sábado, junho 13, 2009

Lado-a-Lado



Às vezes vejo o Jornal das 9 da Sic-notícias. Trabalhei uns anos no antigo Jornal das 9 do canal 2 da RTP, que foi uma escola de profissionalismo que marcou quem por lá passou, apesar de algumas malfeitorias que por lá se fizeram. Também o Mário Crespo tem alguma nostalgia desse tempo e sei que é por isso que a Sic-notícias recuperou esse título que, entretanto, a RTP estupidamente deixou de utilizar.
Este Jornal das 9 feito em Carnaxide é um espaço banal de informação. É claro que o savoir faire do Mário Crespo disfarça um pouco a debilidade da redacção, mas não suprime a falta de criatividade, a agenda sem surpresas, que caracterizam hoje a produção da informação do grupo Sic. Além disso, o Jornal tem desequilíbrios difíceis de aceitar. Por exemplo, às sextas-feiras o espaço de debate chamado de Frente-a-Frente é abrilhantado pelas participações de um militante do CDS e outro do PC. A ideia é ter um tipo de esquerda a defrontar outro da direita, mas quando estão os dois na oposição a coisa não funciona. E ontem foi muito curioso assistir ao “debate”. Quando o CDS dizia mata, o PC respondia esfola. Fartaram-se de bater no ceguinho (ou seja, no governo) e a mediação do Mário resumia-se a um sorriso beato. Aquilo não é um frente-a-frente. Devia-se intitular antes lado-a-lado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão! Mas olhe que eles estão todos do mesmo lado, SIC incluída... estão todos do lado da "massa", o que já não é novidade...

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores