Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











terça-feira, junho 23, 2009

Leilão?


A ser verdade o que vem hoje noticiado no jornal i e no Público, a Prisa está prestes a vender 30% da Media Capital, ou seja, da TVI. Haverá três candidatos, a saber, a PT, o senhor Joaquim Oliveira e o senhor Nuno Vasconcellos (com dois elles). Parece que o governo “acompanha” as negociações… não sei bem o que isto quererá dizer, mas se acompanha é bom que repare no seguinte:

1- Nuno Vasconcellos é o dono da Ongoing e já detém 20% da SIC, sendo de prever que com a retirada por velhice ou morte de Balsemão fique ele a controlar o canal de Carnaxide, já que (dizem as más línguas) Balsemão parece que não gerou descendência capaz de assegurar a continuidade do negócio. Logo, se Nuno Vasconcellos ficar com 30% da TVI mais os 20% que para já tem na SIC, arriscamo-nos a ter o senhor Nuno com uma posição de dominância no sector, o que julgo ser contrário à Lei.
2- O senhor Joaquim Oliveira, dono da Controlinveste e da Sport TV, andou a comprar meio Mundo, endividou-se na banca, diz-se que está com dificuldades em cumprir com os juros da dívida, anda a despedir funcionários (na TSF, no Diário de Notícias), fechou o Tal&Qual… e quer, agora, comprar a TVI? Será que a banca lhe empresta mais ainda? Na TVI, Oliveira tem um amigo fiel, o próprio director-geral. Para Moniz seria a oportunidade de passar a controlar um verdadeiro império comunicacional, somando à Média Capital a Controlinveste. Maior concentração de meios seria difícil de imaginar.


A PT… não tem canais de televisão em sinal aberto, mas tem plataformas de distribuição no cabo. A PT é, em si mesma, um bom negócio para os accionistas, não sei se a aquisição de um canal de televisão em sinal aberto será uma mais-valia para o grupo. A TVI hoje é um canal rentável, mas tem um passivo grande que vem dos anos em que as audiências que tinha pareciam um número de telefone… 9 – 2 – 3 – 5 – 4 – 4 – 7 – 8 – 7 …. nos idos de 90. Mas não sou eu que vou dar lições de gestão à PT, até porque não sei.

5 comentários:

Quint disse...

Eu estou quase como o Ross Brawn ... se me venderem aquilo por 1,00€, compro!

Mais que isso, já é coisa a mais aqui para o rapaz.

Noto que, aparentemente, nalguns sectores se continua a querer ocupar o céu e a terra com os pés (ou as mãos, ou os cotovelos ou com o que seja) sem se ter com que pagar, sem se ter uma ideia de estratégia para o sector.

Espero, ardentemente, que a TVI não seja vendida à PT. Não é por nada, mas esses cavalheiros aos tormentos que nos fazem passar entre PT, SAPOS, TMN's e afins merecem é uma trepa bem dada!

inominável disse...

Acho que poderiam tentar vender no E-Bay...

PQ disse...

O que corre é que a PT está compradora.

CS disse...

Não é significativo, mas dada a qulidade do que aqui faz, se passar em http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/06/selo-lemniscata.html
deixei-lhe um prémio que me coube atribuir aos espaços da blogosfera que mais admiro.
Carlos

Anónimo disse...

E no meio disto tudo temos TCHARAAAAA...

O SENHOR DO BOLO!
É aquele que anda aí, roídinho por passar despercebido. Mas TEM AZAR!!
Como é rasteiro como a lesma, por onde passa deixa GOSMA... Bosta... Asneira

O RAIO DO PINTO BALSEMÂO!!!
Ninguém lhe dá um tirinho???...

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores