Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Sarajevo, 1994 - água gaseificada

O Hollyday Inn de Sarajevo, naquelas anos de brasa, era o melhor hotel do Mundo. Quanto mais não fosse, porque não havia outro…
Por mais avisados que estivéssemos, o que fomos encontrar não podia deixar de nos surpreender… Eu e o Vítor Caldas ocupamos o último quarto vago, como já contei num texto anterior. Era no 12ºandar, tínhamos uma vista panorâmica da cidade… pena que o plástico que estava a substituir o vidro da janela fosse um pouco opaco. A janela do nosso quarto tinha sido “alargada” pela entrada de um obus, de modo que os serviços de manutenção do hotel tinham reconstruído a parede, com tijolo e cimento, e tinham feito um caixilho de madeira para a janela onde pregaram um enorme plástico grosso. Ao menos, o vento não entrava. Ficámos ali até meados de Setembro, a temperatura do ar foi sempre amena.
O drama de estarmos no 12ºandar eram os esquecimentos. Saíamos de manhã para trabalhar, descíamos aquela escadaria toda e, tantas vezes!, chegados lá abaixo lembrávamo-nos de uma bateria ou do maço de tabaco, ou do microfone… devo dizer-vos que foi um excelente exercício, deu para perder uns bons quilos e fortalecer as pernas. Saí de Sarajevo em forma!
A falta de água era outro problema… as torneiras da casa-de-banho do quarto nem pingavam… não havia modo de tomarmos banho. Combinei com o Vítor Caldas que nenhum de nós cagava na casa-de-banho. E assim foi… quando a necessidade apertava, descíamos doze andares para irmos à casa-de-banho do hall… que tinha merda até ao tecto! Era horrível… Tomávamos banho de copo ou o chamado “banho checo”, no bidé… mas, quando em Itália fui às compras e comprei água mineral, inadvertidamente só comprei água gaseificada. Ah!, aquela sensação de lavar o rabo com água gaseificada…

9 comentários:

Anónimo disse...

LOL
Faz comichão?
Aventuras em teatro de guerra.:)

Isabel Filipe disse...

Olá...

Vim atrás do CN...e encontro aqui o Carlos Narciso...
fico contente por teres encontrado o meu Blog...pois tive a oportunidade de aqui chegar...e poder ter oprazer de ler os teus relatos....
claro que vou voltar aqui...

espero que tenhas gostado do meu sítio...e que voltes lá mais vezes...fica aberta a minha porta..

Bjs

mch disse...

Sarajevo na ordem do dia outra vez, a cidade está condenada a ser notável...deve haver qualquer coisa como o destino geográfico. Acho que é o finlandês do Instituto da PAz de Oslo que lhe chama o epicentro da Europa.

Anónimo disse...

Será que o Carlos não tem momentos de puro tédio na sua vida ?? :)

CN disse...

claro que tenho Sony... o que está aqui são flashes, partículas...

L.G. disse...

Obrigado pela gargalhada madrugadora! Vou partilhar a dica com os meus colegas de turma do CENJOR. Abraço. (http://ave-do-arremedo.blogspot.com/)

Isabela Figueiredo disse...

Quando escreveste o outro texto pensei nisso ao ler que não havia elevador. Vocês precisariam de organizar tudo muito bem cada vez que entravam e saíam do quarto. Mas os esquecimentos são fatais.
Mas mesmo tirando do quarto o cagatório, então e o mijatório? Havia de ser um cheiro a urina retardada naquele quarto, capaz de anestesiar qualquer hipopótamo...
Os banhos checos com agua gaseificada pareceram-me bem. Numas termas haveriam de pagar por isso um ror de dinheiro. E ainda se queixam!

CN disse...

sim, Isabela... a porta da casa de banho estava sempre fechada...

Manel do Montado disse...

Nunca ouviu falar nos toalhetes de bebé? Fazem maravilhas...
Ah! Estava no Holliday Inn? Eu estive no Complexo Skenderija e depois andava volante…digamos assim!
Estava bem localizado, perto do parlamento e das torres Unis, eu cheguei a ir ao HI para os briefings porque o pessoal do Humint (Human Intelligence) dos países NATO estava todo alojado lá, como civis claro…
Nunca saiu de Sarajevo…?
Um abraço…

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores