Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











terça-feira, fevereiro 14, 2006

Cão come baleia

Apesar da proibição internacional, o Japão continua a caçar baleias, sob o pretexto da “investigação científica”. A verdade é que matam tantas baleias que, soube-se agora, há fábricas de ração para cão que estão a utilizar a carne dessas baleias… A acusação foi feita pela Whale and Dolphin Conservation Society que, num relatório, informa que o Japão duplicou as capturas de baleias nos últimos anos.
Para quem não seja japonês, não deve ser difícil de concordar que é chocante, matar um animal tão extraordinário como a baleia para fabricar comida para cão.
A carne de baleia é prato tradicional da culinária japonesa. É um produto muito apreciado e procurado nos mercados. Essa é a verdadeira razão do Japão continuar a caçar o maior mamífero existente à face da Terra. Só que a matança tem sido tanta que o consumo humano já não esgota os stocks… Esta prática predadora dos japoneses vem de longe. Quando andei pela Mauritânia, lembro-me de ter visto no banco de Arguin, um dos maiores pesqueiros mauritanos, dezenas de navios-fábrica japoneses (e alguns soviéticos, também) que devastavam os fundos do mar, sem qualquer tipo de controlo das autoridades nacionais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Chocante!
A matança e o descontrolo!

Anónimo disse...

Começo a ter uma imensa inveja das suas viagens! Já me está a apetecer fazer as malas ...

Isabela Figueiredo disse...

Hoje, eu e a minha sueca tivemos uma pequena discussão por causa do bacalhau do mar do Norte. Está em extinção e os portugueses não lhes dão tréguas. Vai ao Jumbo comigo e fica escandalizada... Dei-lhe razão porque pensei nesta questão das baleias. Nisto estamos como os japoneses. As baleias são mamíferos espectaculares, e concordo. Deixar de comer bacalhau vai-me custar! Pelo menos, reduzir consideravelmente o consumo. Qualquer dia estou a nabos e batatas!

CN disse...

deixa lá os bichos a nadar na água gelada... e, pensando bem, um belo nabo faz sempre jeito! :-) estou a tentar ser brejeiro... achas que consegui?

Isabela Figueiredo disse...

Consegues melhor que isso! Não te andas a aplicar.
:)

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores