Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Intifada, 1989

A palavra árabe intifada significa “levantamento”. Foi esse o nome escolhido pelos líderes palestinianos para a revolta popular contra a opressão israelita. Já houve duas intifadas. A primeira teve início em Dezembro de 1997, depois de um cidadão israelita ter atropelado e morto 4 palestinianos, em Gaza. Esse acidente rodoviário foi a faísca para a primeira intifada, que se caracterizou por confrontos diários, durante anos, entre jovens palestinianos e soldados israelitas. Os miúdos atiravam pedras e os soldados disparavam balas, às vezes de borracha, mas muitas vezes balas reais. Morreu muita gente, quase só palestinianos…

foto de Rogério Ferrari

Dois anos depois, a RTP enviou-me para Israel para fazer um documentário a propósito do 2ºaniversário da Intifada. Fui com o Carlos Aranha. Chegámos no início de Novembro. Nos primeiros dois dias não fizemos nada, isto é, tivemos que nos credenciar junto do Ministério da Informação, em Jerusalém. Tivemos de reunir com um tipo da Segurança do Estado, que tentou perceber se éramos simpatizantes da sua causa se da causa do inimigo e fomos obrigados a assinar um documento em que nos comprometíamos a deixar visionar todas as gravações efectuadas e em que tomávamos conhecimento da possibilidade das autoridades militares censurarem imagens e entrevistas que tivéssemos feito. Dissemos que sim a tudo, para evitar problemas antes do trabalho começar. Mas se a reportagem corresse como previsto, então… iria ser necessário esconder muita coisa…

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carlos... nem eu percebo esta mudança frequente de directores na TCV. Acho até que é necessário um estudo sobre esta questão. Oxalá que um dia compreendamos mais afundo toda a problemática que envolve a nossa querida televisão.
Abraços.
Continue a fazer-nos visitas.

Anónimo disse...

Espero que tenham escondido ... da censura.
Mas que tenham mostrado aos portugueses, a desproporção das forças, para além de outras injustiças.

Isabel Filipe disse...

...e esconderam???

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores