Paul van Keerkevoorde teve, nos anos 70, uma plantação de café a cerca de 200 quilómetros, em linha recta, para Leste do local onde estávamos. Nos tempos livres, o senhor Paul gostava de caçar nas florestas ao longo do Rio Uéle. O senhor Paul diz que, um dia, matou um símio com quase 1 metro e 80 de altura... um símio que, segundo o relato dos seus batedores, atacava os humanos.
Ora, um símio mau, que atacava pessoas, com 1 metro e 80 de altura, que defende o território contra seres humanos é… um gorila. Estas características físicas e comportamentais são próprias dos gorilas.
Para tentar verificar essa história precisámos de viajar 500 quilómetros através da floresta e da savana. A pé, seria uma viagem interminável. Na região havia duas motas. Uma era do grego Nikolaos, que vivia em Bili. A outra era a do chefe Selassié. Niko emprestou-nos a dele e aluguei a de Selassié… a 100 dólares por dia! O homem ficou rico… assim como também ressuscitei o negócio da venda de combustível de um tipo que tinha um bidão de 100 litros fechado há 10 anos. Só para abrir o bidão foi preciso muito engenho e arte. E a gasolina para as motas custou-me 7 dólares e meio o litro, depois de muita negociação. São as desvantagens de se negociar com um monopolista…

2 comentários:
vim cá ter....e gostei do que li
voltarei
jocas maradas
Não gosto deste Paul van Keerkevoorde porquê?
Alugaste a mota do chefe por 100 dólares/dia e compraste gasolina a 7,5/litro. No entanto, o grego emprestou a dele.
Só quero repetir isto, mais nada. Depois, no final da história, pronuncio-me.
Enviar um comentário